Vacinação em dia
Você está com a sua caderneta de vacinação em dia? Muita gente não sabe, mas os adultos também precisam ser imunizados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis.
As vacinas têm como função estimular o sistema imune a produzir anticorpos, que têm como função proteger o organismo da invasão por bactérias e vírus responsáveis por causar doenças infecciosas.
A imunização através da vacinação é uma das formas mais efetivas de se prevenir doenças infecciosas graves e interromper epidemias. Graças a campanhas de vacinação bem sucedidas nas últimas décadas, doenças como poliomielite, varíola e sarampo praticamente não existem mais em diversos países.
As vacinas servem para prevenir doenças como a catapora, caxumba, coqueluche, dengue, difteria, doença meningocócica, doença pneumocócica, febre amarela, febre tifoide, gripe, meningite por Haemophilus tipo B, hepatite A e B, HPV, poliomielite, raiva, gastroenterite grave causada por Rotavírus, sarampo, tétano e tuberculose.
Maior parte das vacinas que previnem estas doenças fazem parte do plano nacional de vacinação e são gratuitas.
Vacinação de adultos e idosos:
- dT (Dupla tipo adulto) – Contra Difteria e Tétano – Reforço a cada 10 anos.
- Vacina contra febre amarela – Reforço a cada 10 anos se morar em área de risco. Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem.
- Vacina Contra Hepatite B (em não imunizados durante a infância) – 3 doses (2ª dose 2 meses depois e 3ª dose 6 meses após a primeira).
- Influenza – vacina contra a gripe – Anualmente após os 60 anos.
- Anti-Pneumococo (23 sorotipos) – pneumonia – Dose única em maiores de 60 anos. Reforço após 5 anos.
0 Comments
DEIXE UM COMENTÁRIO